O que é o zumbido?

O zumbido não é uma doença e sim um sintoma, desencadeado devido a falhas na vascularização do ouvido que, com menos oxigênio, impossibilita as células de se nutrir e prejudica o metabolismo dessa região. De acordo com a fonoaudióloga da Starkey do Brasil, líder mundial em tecnologia auditiva, Natacha Fregnani, “Eles podem estar presentes dentro de um ou dos dois ouvidos. A sensação pode ser a de que o zumbido está dentro da cabeça, fazendo com que ela se pareça cheia e pesada”, afirma Natacha.

Existem zumbidos contínuos e intermitentes, aqueles que vão e voltam. Os intermitentes podem ter um ou mais tons, que podem ser interpretados como um chiado, apito, barulhos como o de chuveiro, cachoeira, concha do mar, cigarra, grilo, pulsação do coração, entre outros.

Quais as principais causas?

Além da perda de audição, doenças neurológicas, acúmulo de cera no ouvido, medicamentos, infecções, tumores, depressão e dieta inadequada estão entre as causas do zumbido. Muitos outros fatores, que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo, também podem dar origem a essa sensação. Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns exemplos.

Qual a melhor forma de tratamento?

De acordo com a fonoaudióloga Natacha, não existe um único tratamento para todos os tipos de zumbido. “Há muitas opções de tratamento e elas devem ser personalizadas, de acordo com as causas diagnosticadas em cada indivíduo”, avalia.

Segundo a American Tinnitus Association (ATA), o uso de aparelhos auditivos é uma opção de tratamento, cerca de 60% dos pacientes relataram alívio ao usá-los. Quando combinados com terapia sonora o resultado é ainda melhor já que mascaram o som, diminuindo o incômodo. Os aparelhos auditivos da Starkey, com tecnologia exclusiva de zumbido Multiflex, proporcionam alívio através de estímulo sonoro, melhorando sua qualidade de vida e bem estar no dia a dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s